Pela primeira vez em duas décadas, o CD teve um crescimento de 2% em 2023 no Reino Unido. Este resultado é um reflexo de uma movimentação comercial positiva para o formato que já acontece em alguns mercados no mundo.
De acordo com a Digital Entertainment and Retail Association, que representa os serviços digitais e varejistas na região britânica, os dados das vendas de CD’s foram observados em relatórios que abrangem resultados de outros formatos, como o vinil, downloads pagos e streaming. O aumento pelo interesse nos produtos musicais pelo consumidor inglês aumentou em 9,6% no último ano.
Entre os artistas mais consumidos neste formato, se destacaram: The Weeknd, Miley Cyrus e Taylor Swift.
Alguns fatores colaboraram para o aumento do consumo de CD no Reino Unido: preço melhor e lançamentos de artistas de renome global que lançam um single ou álbum em diferentes versões.
“Colecionadores estão descobrindo CDs. Os CDs são um formato que você pode manter para sempre, o que chama atenção das pessoas que assinam muitos serviços digitais diferentes. Há muitos itens exclusivos e feitos para colecionar”, explicou Kim Bayley, presidente executivo da Digital Entertainment and Retail Association, como publicado no jornal The Guardian.
Outro executivo que olha com bons olhos para o ressurgimento comercial do CD é Phil Halliday, diretor da loja de varejo HMV, principalmente pelo fator físico do formato: “A demanda por álbuns colecionáveis é meio fervorosa. Os jovens também querem colocar na prateleira algo que mostre que gostam de Joy Division ou Nirvana, mas não querem gastar o valor de um vinil. E um CD tem as mesmas coisas de um vinil, como encarte.”