A popstar norte-americana Taylor Swift recebeu o prêmio de Artista do Ano pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) pelo grande desempenho comercial que obteve no último ano.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (21) ao mesmo tempo em que a IFPI revelou os 20 artistas que mais venderam discos no referido período.
De acordo com o Music Business Worlwide, 2023 marca o segundo ano consecutivo em que Taylor Swift conquista este prêmio da IFPI e a quarta vez até o momento, após alcançar grande sucesso comercial globalmente nos anos de 2014 e 2019.
Metodologia
Segundo a IFPI, a instituição “fornece a imagem mais completa do desempenho de artistas, álbuns e faixas em todo o mundo” e acrescenta que “os gráficos capturam streaming, downloads e formatos físicos em todos os países diretamente das gravadoras participantes, que são então convertidos usando a metodologia exclusiva da IFPI para um valor único e global”.
Além disso, a empresa afirma que “a metodologia, desenvolvida em parceria com as gravadoras membros da IFPI, reflete o sucesso comercial global, combinando os relatórios mais exaustivos de vendas unitárias e fluxos com a economia a nível nacional de cada tipo de consumo”.
Vendas de ingressos refletem sucesso de Taylor Swift
Em dezembro de 2023, a Pollstar divulgou um balanço explicando que a turnê The Eras Tour de Taylor Swift se tornou a primeira da história a gerar receitas superiores a US$ 1 bilhão. Esse grande desempenho em shows também é reflexo dos mais de 26,1 bilhões de streams globais que Swift alcançou na plataforma Spotify.
A obra musical de Swift ouvida nos EUA através do streaming foi responsável por 1 em cada 78 plays de áudio sob demanda em 2023.